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CEFET-MG

Telecomunicação e Telefonia VoIP

Última modificação: Quarta-feira, 20 de março de 2024

1. Descrição

Provê serviços de telefonia (VoIP, móvel e fixo) para os usuários da instituição. Antes de utilizar o VoIP o usuário deverá se conectar a VPN institucional.

2. Usuários diretos

Servidores (docentes e técnico-administrativos), estagiários e prestadores de serviço.

3. Benefícios

Uso contínuo dos serviços de telefonia para execução de suas atribuições dentro da instituição.

4. Pré-requisitos

4.1. Para telefonia Fixa:

  •  Disponibilidade de aparelho telefônico e ramal.
  • Aparelho telefônico devidamente conectado ao ponto de rede e com configuração do ramal;
  • Concessão de permissão individual de acesso externo para uso de telefonia (senha pessoal).

4.2. Para telefonia Móvel:

Autorização da Diretoria Geral.

4.3. Para telefonia VoIP:

  • Disponibilidade de aparelho telefônico VoIP ou uso de softphone devidamente conectado à de rede de dados institucional e com configuração do ramal.
  • Concessão de permissão individual de acesso para uso da telefonia VoIP (usuário e senha pessoal). Verificar se a unidade da instituição, o qual o ramal pertence, possui o serviço de telefonia VoIP. Em caso de dúvida, consultar o NTIC da sua unidade.
  • Estar conectado a VPN institucional.

5. Como utilizar

5.1. Para telefonia Fixa:

  • A utilização dos serviços de telefonia é possível após a instalação do aparelho e configuração do ramal. Esta atividade é realizada pela unidade organizacional Prefeitura na unidade sede e pelo Núcleo de TIC nas demais unidades, mediante disponibilidade de aparelhos e ramais na unidade.
  • A instalação do aparelho permitirá ligações DDD Nacional e entre ramais. Caso sejam solicitadas permissões para ligações adicionais, essas deverão ser justificadas e analisadas de acordo com o alinhamento estratégico da instituição.
  • A solicitação de instalação deve ser realizada por meio da Central de Serviços de TIC (http://cs.sgi.cefetmg.br), escolhendo no campo “Categoria de Serviço” a opção “Telecom” e escolhendo a ação “movimentar ramal telefônico comum (Instalar, remanejar, retirar, substituir aparelho)”.

A senha pessoal de acesso externo para uso de telefonia deve ser cadastrada na unidade organizacional Prefeitura na unidade sede e junto ao Núcleo de TIC nas demais unidades.

Para iniciar uma ligação externa, deve ser digitado o número “0”, logo após a senha de acesso e o número de destino, seguindo o padrão (0+DDD) + NÚMERO DE DESTINO sem o DDD. Ex: 055 3456-7788.

Para ligações a serem efetuadas para ramais internos não se faz necessário o uso da senha pessoal, nem digitar o número “0” antes de digitar o ramal.

5.2. Para telefonia Móvel:

A utilização deve ser realizada de acordo com o pacote de voz e dados previstos no contrato institucional.

5.3. Para telefonia VoIP:

  • A solicitação de instalação deve ser realizada por meio da Central de Serviços de TIC (http://cs.sgi.cefetmg.br), escolhendo o tipo “Requisição” e no campo “Categoria de Serviço” a opção “Telecom”, e escolhendo a ação “Movimentar ramal telefônico VoIP (Instalar, remanejar, retirar, substituir aparelho)”.
  • No caso de utilizar softphone, a solicitação para criação da conta VoIP, deve ser realizada por meio da Central de Serviços de TIC (http://cs.sgi.cefetmg.br), escolhendo o tipo “Requisição” e no campo “Categoria de Serviço” a opção “Telecom”, e escolhendo a ação “Criar conta VoIP)”. Após a criar da conta, seguir as configurações de acordo com os manuais:

a) Manual Zoiper para celular Android (download)

b) Manual Zoiper iOS para iPhone (download)

c) Manual MicroSIP para computador e notebook – Windows 10 (download)

  • O serviço de telefonia VoIP está disponível externamente, ou seja, fora das dependências da instituição. Para utilizá-lo é necessário, além de uma conexão à Internet, permanecer conectado à VPN institucional (Rede Privada Virtual – Acesso Remoto). Ainda nesse contexto, é possível solicitar o mapeamento entre um ramal convencional (Campus I ou Contagem – serviço em expansão) e um ramal VoIP, por meio do qual o servidor, em trabalho remoto, utilizando o mesmo número de seu telefone/ramal institucional, recebe e efetua chamadas telefônicas pela Internet. Dessa forma, é mantida a formalidade do contato profissional e os servidores não necessitam usar seus telefones pessoais.

6. Suporte técnico

  • A comunicação de incidentes ou requisições para o presente serviço deve ser feita por meio da Central de Serviços de TIC (http://cs.sgi.cefetmg.br). Após o acesso, no campo “Categoria de Serviço” procure a opção “Telecom”.

    Apenas nos casos excepcionais nos quais o usuário não tenha as condições mínimas para acesso à Central de Serviços ou se o tipo de incidente/requisição não estiver listado nas opções nela existentes, o ponto de contato secundário é a INFRA-TI/DTI na unidade sede e a Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) nas demais unidades.

7. Conteúdo técnico

Não se aplica.

8. Unidades em que o serviço está disponível

Todas as unidades da instituição, exceto a telefonia VoIP (em implantação – favor consultar).