Ferramentas de Ensino e Apoio: Moodle (AVA)
Última modificação: Segunda-feira, 7 de agosto de 2023
1. Descrição
O Moodle Institucional do CEFET-MG é uma ferramenta de apoio ao ensino disponível aos membros da comunidade de usuários, que utiliza um ambiente virtual de aprendizagem.
Os cursos e atividades podem ser ministrados no formato de educação à distância, semipresencial ou de apoio ao ensino presencial. Pode ser também utilizado como ambiente de compartilhamento de conteúdo para grupos de trabalho.
2. Usuários diretos
Servidores (docentes e técnico-administrativos), estagiários, prestadores de serviço e alunos.
3. Benefícios
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Permite publicar e gerir curso e atividade em ambiente virtual;
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Possibilita meios alternativos de comunicação entre docentes e discentes, por meio de fóruns, chats, notícias e mensagens internas;
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Permite publicar e gerir ambiente de compartilhamento de conhecimento entre participantes de grupo de trabalho ou desenvolvimento de projetos.
4. Pré-requisitos
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Estação de trabalho ou dispositivo móvel (computador, notebook, tablet ou smartphone) devidamente conectado à internet;
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Estação de trabalho ou dispositivo móvel (computador, notebook, tablet ou smartphone) que possua instalado os softwares necessários ao processamento dos diversos documentos publicados nos cursos/ atividades de grupos de trabalho em que o usuário será gestor/participante;
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Conta institucional do usuário com vínculo atualizado;
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Para atividades acadêmicas, o requerente deverá ser coordenador ou chefe de departamento do curso ao qual a disciplina está vinculada;
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Para atividade administrativa (grupo de trabalho) o requerente deverá ser o chefe da unidade organizacional dos participantes;
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A gestão de conteúdo em qualquer atividade ou curso é de exclusiva responsabilidade do respectivo tutor.
5. Como utilizar
Para utilizar o Moodle , o usuário deve acessar o link indicado no site institucional ou o endereço : “https://ava.cefetmg.br/”, utilizando usuário e senha da Identificação Única.
No primeiro acesso, a ferramenta disponibiliza um formulário que permite configurar o perfil do usuário.
5.1. Como acessar um curso/atividade
Após o login, localizar o curso/atividade na categoria de cursos disponível na tela inicial. Caso seja solicitado código de inscrição, entrar em contato com o tutor.
5.2. Como gerenciar tutor, categoria e curso/disciplina/ambiente
Qualquer destas solicitações deve ser realizada por meio da Central de Serviços de TIC, escolhendo no campo “Categoria de Serviço” a opção “Ferramenta de Ensino e Apoio (Moodle)” .
6. Suporte técnico
A comunicação de incidentes ou requisições para o presente serviço deve ser feita por meio da Central de Serviços de TIC (http://cs.sgi.cefetmg.br). Após o acesso, no campo “Categoria de Serviço” procure a opção “Ferramentas de Ensino e Apoio (Moodle)”.
Apenas nos casos excepcionais nos quais o usuário não tenha as condições mínimas para acesso à Central de Serviços ou se o tipo de Incidente ou Requisição não estiver listado nas opções existentes, o ponto de contato secundário é a Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da respectiva unidade.
7. Conteúdo técnico
Não se aplica.
8. Unidades em que o serviço está disponível
Todas as unidades da instituição.