Ferramentas de Ensino e Apoio: Equipamentos Multimídia
Última modificação: Quarta-feira, 23 de agosto de 2023
1. Descrição
Serviço destinado a prover recursos tecnológicos de projeção de imagens/vídeo, execução de arquivos de áudio e sistemas de aula interativa. Por meio da disponibilização de equipamentos tais como projetores eletrônicos (data show) e lousas digitais, a exposição de conteúdo em salas de aula e laboratórios ganha dinamismo e pode se utilizar de recursos que facilitam a aprendizagem e a integração de conceitos.
Os equipamentos são disponibilizados em modo fixo (diretamente instalados nos ambientes de interesse) ou móvel (sob a forma de empréstimo temporário), podendo, também, serem utilizados para eventos e reuniões de cunho administrativo.
2. Usuários diretos
Servidores (docentes e técnico-administrativos).
3. Benefícios
- Exposição de conteúdo complexo de forma organizada;
- Facilitação da exposição da informação em virtude da linearidade proporcionada por conteúdo digitalmente organizado;
- Potencial enriquecimento da qualidade visual da apresentação do conteúdo;
- Convergência de vídeo, áudio, imagens e texto como suporte à apresentação de conteúdo;
- Possibilidade de escrita interativa diretamente sobre o conteúdo projetado com o uso da lousa digital.
4. Pré-requisitos
-
Estação de trabalho ou dispositivo móvel (computador, notebook, tablet ou smartphone) ;
-
Conta institucional do usuário com vínculo atualizado, para uso de datashow com conexão wireless.
5. Como utilizar
Quando se trata de equipamentos disponibilizados no modo fixo, o uso pode ser iniciado pelo próprio expositor/apresentador, sob a coordenação do docente em sala de aula ou responsável pelo evento/reunião.
Os detalhes das diversas formas de conexão entre os elementos envolvidos (estações de trabalho, dispositivo móvel, projetor ou lousa) são descritos no(s) manual(is)/tutorial (is) em anexo nesta mesma seção.
Os equipamentos disponibilizados em modo móvel requerem a solicitação prévia de empréstimo (reserva) à área depositária.
6. Suporte técnico
A comunicação de incidentes ou requisições para o presente serviço deve ser feita por meio da Central de Serviços de TIC (http://cs.sgi.cefetmg.br). Após o acesso, no campo “Categoria de Serviço” procure a opção “Ferramentas de Ensino e Apoio (Equipamentos Multimídia)”.
Apenas nos casos excepcionais nos quais o usuário não tenha as condições mínimas para acesso à Central de Serviços ou se o tipo de incidente/requisição não estiver listado nas opções nela existentes, o ponto de contato secundário é a Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da respectiva unidade.
7. Conteúdo técnico
Não se aplica.
8. Unidades em que o serviço está disponível
Todas as unidades da instituição.