MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Sistemas Institucionais

Última modificação: Terça-feira, 12 de dezembro de 2023
  • A rubrica de serviços “Sistemas Institucionais” agrega recursos que suportam processos organizacionais complexos e transversais, uma vez que podem envolver a participação de variadas unidades de trabalho e atores institucionais. Atualmente, os serviços que estão nela reunidos: Acadêmico/Qualidata, Administrativo/Sinapse,  Administrativo SIG , Reserva de Recursos, Questionário Eletrônico/LimeSurvey e Grupos de e-mails/Sympa.
  • “Acadêmico/Qualidata” corresponde ao sistema que suporta as atividades de registro e controle acadêmico para o Lato Sensu. Engloba as diversas etapas que caracterizam a vida estudantil, desde o ingresso do aluno até a emissão do seu diploma de conclusão. A DTI (Diretoria de Tecnologia da Informação) hospeda e gerencia o funcionamento da aplicação (software), enquanto a SRCA (Secretaria de Registro e Controle Acadêmico) a opera na condição de área usuária-gerente da ferramenta. Desse modo, ela coordena a implementação das regras de negócio e executa as rotinas administrativas que constituem a gestão dos dados de alunos, disciplinas, cursos, matrizes curriculares, frequência, notas e de conteúdo ministrado, bem como especifica os perfis e permissões de acesso de cada grupo de usuários que utilizam a aplicação. A SRCA é, também, responsável pelo cadastro de tais usuários e sua habilitação para uso do sistema.
  • “Administrativo/Sinapse” é uma aplicação inteiramente desenvolvida na instituição pela DTI, resultando de um projeto que, dentre outros objetivos e produtos, buscou integrar diferentes bases de dados e sistemas de informação já em operação e oferecer novas funcionalidades, novo tratamento aos dados (quando necessário) e automatização, em variadas áreas, de processos de trabalho não suportados em outras ferramentas computacionais. Dada essa missão, o Sinapse (Sistema Integrado de Administração de Processos e Serviços) veio a ser constituído por uma gama de módulos interconexos que atendem distintas demandas por automatização de atividades/tarefas via sistema de informação, tendo como referência outras aplicações de base (como por exemplo, o Siafi, o Sigepe, o Sistema Acadêmico e o Sistema de Bibliotecas).
  • “Sistemas Integrados de Gestão (SIG)”  Composto pelos sistemas SIGAA, SIGRH, SIPAC, SIGEleição e SIGAdmin.
  • ” Sistema de Reserva de  Recursos” tem como objetivo, efetuar a reserva de um ambiente (sala de aula, auditório, etc) ou equipamento (caixa de som, projetor, etc).
  • “Questionário Eletrônico/LimeSurvey” é destinado à aplicação de questionários online e se baseia na filosofia de software livre. Ele permite que usuários sem conhecimento sobre desenvolvimento de software possam publicar e coletar respostas de questionários. As pesquisas podem incluir ramificações, estrutura (layout) e projeto personalizados. O sistema oferece análise estatística a partir dos resultados extraídos do questionário. O acesso às pesquisas ocorre de modo aberto ou controlado, por meio do uso de chaves/senhas disponibilizadas a cada participante. Pode ser aplicado tanto para ações de pesquisa de cunho acadêmico quanto administrativo da instituição.
  • “Sistema de Grupos de e-mails / Sympa” com o objetivo de disponibilizar uma opção institucional para criar e gerenciar grupos de discussão e listas distribuição para boletins informativos e demais comunicações.

Para mais detalhes, acesse a página específica de cada serviço.