Desenvolvimento de Sistemas
Última modificação: Segunda-feira, 7 de agosto de 2023
1. Descrição
Serviço destinado a prover o desenvolvimento e/ou implantação de novas soluções de sistemas de informação que venham proporcionar melhoria nos processos internos da instituição.
2. Usuários diretos
Servidores (docentes e técnico-administrativos).
3. Benefícios
- Melhoria dos processos administrativos e operacionais da instituição;
- Eficiência operacional dos serviços prestados à comunidade;
- Inovação tecnológica institucional.
-
Alinhamento da demanda com os objetivos estratégicos previstos no PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) e no PDTIC (Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação);
-
Aprovação prévia de, no mínimo, uma diretoria ou secretaria especializada.
5. Como utilizar
Abrir uma solicitação na Central de Serviços, selecionando uma requisição para o serviço “Desenvolvimento de Sistemas”. A solicitação deve ser feita por meio de uma descrição sucinta, porém suficientemente esclarecedora, do escopo da demanda.
Além da justificativa para se desenvolver e/ou implantar o sistema, é necessário constar as seguintes seções abaixo:
5.1 Representante da demanda
É necessário indicar o nome, matrícula SIAPE e contato da pessoa que será a representante da demanda, com competência e conhecimentos para agir como ponto central para esclarecimentos e solução de dúvidas da equipe técnica.
5.2 Abrangência
Visando identificar a abrangência do sistema, a demanda deve ser feita indicando quais usuários serão beneficiados pelo sistema proposto. Exemplo: Servidores docentes, servidores técnico-administrativos, alunos, candidatos de processo seletivo, ex-alunos, setores e unidades administrativas da instituição.
5.3 Prazo para atendimento da demanda
Caso exista um prazo fixo e sem possibilidade de negociação para conclusão do desenvolvimento do sistema, é necessário citar a data e justificar, com amplo esclarecimento, a importância do cumprimento deste prazo.
6. Suporte técnico
A comunicação de incidentes ou requisições para o presente serviço deve ser feita por meio da Central de Serviços de TIC (http://cs.sgi.cefetmg.br). Após o acesso, no campo “Categoria de Serviço” procure a opção “Desenvolvimento de Sistemas”.
Apenas nos casos excepcionais nos quais o usuário não tenha as condições mínimas para acesso à Central de Serviços ou se o tipo de incidente/requisição não estiver listado nas opções, o ponto de contato secundário é a Coordenação de Sistemas de Tecnologia da Informação (SIS-TI), cujo endereço de e-mail é sistemas@cefetmg.br.
7. Conteúdo técnico
Não se aplica.
8. Unidades em que o serviço está disponível
Todas as unidades da instituição.