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CEFET-MG

Desenvolvimento de Sistemas

Última modificação: Segunda-feira, 7 de agosto de 2023

1. Descrição

Serviço destinado a prover o desenvolvimento e/ou implantação de novas soluções de sistemas de informação que venham proporcionar melhoria nos processos internos da instituição.

2. Usuários diretos

Servidores (docentes e técnico-administrativos).

3. Benefícios

  • Melhoria dos processos administrativos e operacionais da instituição;
  • Eficiência operacional dos serviços prestados à comunidade;
  • Inovação tecnológica institucional.
4. Pré-requisitos

  • Alinhamento da demanda com os objetivos estratégicos previstos no PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) e no PDTIC (Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação);
  • Aprovação prévia de, no mínimo, uma diretoria ou secretaria especializada.

5. Como utilizar

Abrir uma solicitação na Central de Serviços, selecionando uma requisição para o serviço “Desenvolvimento de Sistemas”. A solicitação deve ser feita por meio de uma descrição sucinta, porém suficientemente esclarecedora, do escopo da demanda.

Além da justificativa para se desenvolver e/ou implantar o sistema, é necessário constar as seguintes seções abaixo:

5.1 Representante da demanda

É necessário indicar o nome, matrícula SIAPE e contato da pessoa que será a representante da demanda, com competência e conhecimentos para agir como ponto central para esclarecimentos e solução de dúvidas da equipe técnica.

5.2 Abrangência

Visando identificar a abrangência do sistema, a demanda deve ser feita indicando quais usuários serão beneficiados pelo sistema proposto. Exemplo: Servidores docentes, servidores técnico-administrativos, alunos, candidatos de processo seletivo, ex-alunos, setores e unidades administrativas da instituição.

5.3 Prazo para atendimento da demanda

Caso exista um prazo fixo e sem possibilidade de negociação para conclusão do desenvolvimento do sistema, é necessário citar a data e justificar, com amplo esclarecimento, a importância do cumprimento deste prazo.

6. Suporte técnico

A comunicação de incidentes ou requisições para o presente serviço deve ser feita por meio da Central de Serviços de TIC (http://cs.sgi.cefetmg.br). Após o acesso, no campo “Categoria de Serviço” procure a opção “Desenvolvimento de Sistemas”.

Apenas nos casos excepcionais nos quais o usuário não tenha as condições mínimas para acesso à Central de Serviços ou se o tipo de incidente/requisição não estiver listado nas opções, o ponto de contato secundário é a Coordenação de Sistemas de Tecnologia da Informação (SIS-TI), cujo endereço de e-mail é sistemas@cefetmg.br.

7. Conteúdo técnico

Não se aplica.

8. Unidades em que o serviço está disponível

Todas as unidades da instituição.