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CEFET-MG

Identificação Única (IU)

Última modificação: Segunda-feira, 7 de agosto de 2023

1. Descrição

A Identificação Única (IU) é a credencial essencial para usufruir dos serviços digitais da instituição. Esta conta institucional consiste de um login (CPF) de usuário e uma senha, exclusivos.

Para servidores (docentes e técnico-administrativos), estagiários e prestadores de serviços, a criação desta conta habilita o acesso a um pacote básico de serviços de tecnologia da informação como Correio Eletrônico Institucional (E-mail), Central de Serviços de TI, Moodle Institucional (AVA), Listas/Grupos de Discussão, Serviço de Impressão e Sistemas Institucionais.

Para discentes, a criação desta conta permitirá aos mesmos o acesso a diversos serviços de tecnologia da informação como Sistema Acadêmico (SIGAA), Sistema de Biblioteca (Empréstimo de livros), Moodle Institucional (AVA) e Rede sem fio (Wi-Fi).

2. Usuários diretos

Servidores (docentes e técnico-administrativos), estagiários, prestadores de serviço e discentes.

3. Benefícios

3.1. Para servidores, estagiários e prestadores de serviço:

3.2. Para discentes:

4. Pré-requisitos

Ser servidor, estagiário, prestador de serviço da instituição ou discente regularmente matriculado, que possuam vínculo atualizado.

5. Como utilizar

O cadastro da conta unificada é disponibilizado de formas distintas para as categorias servidores/estagiários/prestadores de serviço e para a categoria discente, conforme especificado a seguir:

5.1. Para servidores, estagiários e prestadores de serviço:

A criação da Identificação Única (IU) para servidores, estagiários e prestadores de serviço deve ser feita utilizando o sistema disponível em https://www.iu.cefetmg.br, ou pelo site principal da instituição, deve-se acessar o menu “Servidor” e “Identificação única”. Ao final do cadastramento, será habilitada uma conta cujo login será seu CPF e a senha definida durante o processo. Para a alteração da senha, após autenticação na IU, selecionar “alterar senha” e seguir as instruções informadas em tela. Caso ocorra o esquecimento da senha, deve-se acessar a página inicial da IU, escolher a opção “Esqueci minha senha”  e seguir as instruções em tela para recuperação da senha.

5.2. Para discentes:

A criação da Identificação Única (IU) para discentes deve ser feita utilizando o sistema disponível em https://www.iu.cefetmg.br, ou pelo site principal da Instituição, deve-se acessar o menu “Aluno”, opção “Acesso” e “Identidade única”. Ao final do cadastramento, será habilitada uma conta para o aluno cujo login será seu CPF e cuja senha será definida pelo aluno durante o processo. Para realizar o autocadastro os alunos deverão estar regularmente matriculados e com os dados pessoais (nome, CPF, data de nascimento, nome da mãe) atualizados no Sistema Acadêmico. Para a alteração da senha, após autenticação na IU, selecionar “alterar senha” e seguir as instruções informadas em tela. Caso ocorra o esquecimento da senha, deve-se acessar a página inicial da IU, escolher a opção “Esqueci minha senha”  e seguir as instruções em tela para recuperação da senha.

6. Suporte técnico

6.1. Para servidores, estagiários e prestadores de serviço:

A comunicação de incidentes ou requisições para o presente serviço deve ser feita por meio da Central de Serviços de TIC (http://cs.sgi.cefetmg.br). Após o acesso, no campo “Categoria de Serviço” procure a opção “Identificação Única”. Apenas nos casos excepcionais nos quais o usuário não tenha as condições mínimas para acesso à Central de Serviços ou se o tipo de incidente/requisição não estiver listado nas opções nela existentes, o ponto de contato secundário é a Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da respectiva unidade.

6.2. Para discentes:

Se durante o processo de criação ou de recuperação de senha da Identificação Única o sistema informar algum erro ou se verificar a necessidade de atualização dos dados pessoais, deve-se procurar a Secretaria de Registro e Controle Acadêmico (SRCA) da unidade em que o aluno está matriculado. No caso de erro informado pelo sistema, a SRCA analisará o caso e, sendo pertinente, irá reportá-lo à área de TI, via Central de Serviços de TIC (http://cs.sgi.cefetmg.br).

7. Conteúdo técnico

Não se aplica.

8. Unidades em que o serviço está disponível

Todas as unidades da instituição.