Identificação Única (IU)
Última modificação: Segunda-feira, 7 de agosto de 2023
1. Descrição
A Identificação Única (IU) é a credencial essencial para usufruir dos serviços digitais da instituição. Esta conta institucional consiste de um login (CPF) de usuário e uma senha, exclusivos.
Para servidores (docentes e técnico-administrativos), estagiários e prestadores de serviços, a criação desta conta habilita o acesso a um pacote básico de serviços de tecnologia da informação como Correio Eletrônico Institucional (E-mail), Central de Serviços de TI, Moodle Institucional (AVA), Listas/Grupos de Discussão, Serviço de Impressão e Sistemas Institucionais.
Para discentes, a criação desta conta permitirá aos mesmos o acesso a diversos serviços de tecnologia da informação como Sistema Acadêmico (SIGAA), Sistema de Biblioteca (Empréstimo de livros), Moodle Institucional (AVA) e Rede sem fio (Wi-Fi).
2. Usuários diretos
Servidores (docentes e técnico-administrativos), estagiários, prestadores de serviço e discentes.
3. Benefícios
3.1. Para servidores, estagiários e prestadores de serviço:
- Permissão de acesso ao e-mail institucional (http://email.cefetmg.br);
- Possibilidade de acesso à Central de Serviços (http://cs.sgi.cefetmg.br);
- Possibilidade de acesso ao SIG (http://sig.cefetmg.br);
- Possibilidade de acesso ao Moodle Institucional (http://ava.cefetmg.br);
- Possibilidade de uso de listas/grupos de discussão (http://grupos.cefetmg.br);
- Possibilidade de uso do serviço de impressão;
- Possibilidade de acesso à rede wireless, a partir de dispositivos móveis (https://www.dti.cefetmg.br/rede-sem-fio/);
- Demais serviços listados no menu “Catálogo de Serviços” do site da DTI.
3.2. Para discentes:
- Possibilidade de acesso ao Sistema Acadêmico (SIGAA) (https://sig.cefetmg.br);
- Possibilidade de acesso ao Sistema de Biblioteca (https://biblioteca.cefetmg.br);
- Possibilidade de acesso ao Moodle Institucional (http://ava.cefetmg.br);
- Possibilidade de acesso à rede wireless, a partir de dispositivos móveis (https://www.dti.cefetmg.br/rede-sem-fio/)
4. Pré-requisitos
Ser servidor, estagiário, prestador de serviço da instituição ou discente regularmente matriculado, que possuam vínculo atualizado.
5. Como utilizar
O cadastro da conta unificada é disponibilizado de formas distintas para as categorias servidores/estagiários/prestadores de serviço e para a categoria discente, conforme especificado a seguir:
5.1. Para servidores, estagiários e prestadores de serviço:
A criação da Identificação Única (IU) para servidores, estagiários e prestadores de serviço deve ser feita utilizando o sistema disponível em https://www.iu.cefetmg.br, ou pelo site principal da instituição, deve-se acessar o menu “Servidor” e “Identificação única”. Ao final do cadastramento, será habilitada uma conta cujo login será seu CPF e a senha definida durante o processo. Para a alteração da senha, após autenticação na IU, selecionar “alterar senha” e seguir as instruções informadas em tela. Caso ocorra o esquecimento da senha, deve-se acessar a página inicial da IU, escolher a opção “Esqueci minha senha” e seguir as instruções em tela para recuperação da senha.
5.2. Para discentes:
A criação da Identificação Única (IU) para discentes deve ser feita utilizando o sistema disponível em https://www.iu.cefetmg.br, ou pelo site principal da Instituição, deve-se acessar o menu “Aluno”, opção “Acesso” e “Identidade única”. Ao final do cadastramento, será habilitada uma conta para o aluno cujo login será seu CPF e cuja senha será definida pelo aluno durante o processo. Para realizar o autocadastro os alunos deverão estar regularmente matriculados e com os dados pessoais (nome, CPF, data de nascimento, nome da mãe) atualizados no Sistema Acadêmico. Para a alteração da senha, após autenticação na IU, selecionar “alterar senha” e seguir as instruções informadas em tela. Caso ocorra o esquecimento da senha, deve-se acessar a página inicial da IU, escolher a opção “Esqueci minha senha” e seguir as instruções em tela para recuperação da senha.
6. Suporte técnico
6.1. Para servidores, estagiários e prestadores de serviço:
A comunicação de incidentes ou requisições para o presente serviço deve ser feita por meio da Central de Serviços de TIC (http://cs.sgi.cefetmg.br). Após o acesso, no campo “Categoria de Serviço” procure a opção “Identificação Única”. Apenas nos casos excepcionais nos quais o usuário não tenha as condições mínimas para acesso à Central de Serviços ou se o tipo de incidente/requisição não estiver listado nas opções nela existentes, o ponto de contato secundário é a Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da respectiva unidade.
6.2. Para discentes:
Se durante o processo de criação ou de recuperação de senha da Identificação Única o sistema informar algum erro ou se verificar a necessidade de atualização dos dados pessoais, deve-se procurar a Secretaria de Registro e Controle Acadêmico (SRCA) da unidade em que o aluno está matriculado. No caso de erro informado pelo sistema, a SRCA analisará o caso e, sendo pertinente, irá reportá-lo à área de TI, via Central de Serviços de TIC (http://cs.sgi.cefetmg.br).
7. Conteúdo técnico
Não se aplica.
8. Unidades em que o serviço está disponível
Todas as unidades da instituição.