Acesso Remoto (VPN)
Última modificação: Quarta-feira, 17 de julho de 2024
1. Descrição
O Serviço de Acesso Remoto do CEFET-MG é provido por meio de VPN (Virtual Private Network – Rede Privada Virtual). Com esse serviço, é possível acessar de forma segura recursos e serviços computacionais, acessíveis apenas dentro da Rede do CEFET-MG. A VPN permite apenas uma conexão por usuário, ou seja, não é possivel utilizar a VPN no computador/notebook e no smartphone simultaneamente.
2. Usuários diretos
Servidores (docentes e técnico-administrativos), estagiários e prestadores de serviço.
3. Benefícios
Uso de sistemas restritos à rede interna da instituição:
- Acesso à pasta Z (download do manual);
- Grupos de e-mail (instruções);
- Edição de páginas institucionais (instruções)
- Telefonia VoIP para servidores em trabalho remoto (instruções)
- Administração de questionários (instruções);
- Comunicação protegida por criptografia.
4. Pré-requisitos
- Estação de trabalho (computador, notebook, smartphone) devidamente conectado à Internet;
- Identificação Única do usuário com vínculo atualizado.
5. Como utilizar
Os manuais de configuração da VPN estão disponíveis para Linux, Windows, iOS e Android:
- Windows (preferencialmente Windons 10, pois o Windons 7 não tem mais suporte técnico) download;
- Ubuntu 20.04 a 22.04, Debian 10 e 11: download;
- Android: download;
- iPad e iPhone: download.
- macOS: Baixar o FortiClient Legacy na App Store e configurar (Name: CEFET, Host: vpn.cefetmg.br, Port: 443, User: “CPF do usuário”).
6. Suporte técnico
A comunicação de incidentes ou requisições para o presente serviço deve ser feita por meio da Central de Serviços de TIC (http://cs.sgi.cefetmg.br). Após o acesso, no campo “Categoria de Serviço” procure a opção “Acesso Remoto”.
Apenas nos casos excepcionais nos quais o usuário não tenha as condições mínimas para acesso à Central de Serviços ou se o tipo de incidente/requisição não estiver listado nas opções, o ponto de contato secundário é o Núcleo de TIC da respectiva unidade.
7. Conteúdo técnico
Não se aplica.
8. Unidades em que o serviço está disponível
Todas as unidades da instituição.