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CEFET-MG

Acesso Remoto (VPN)

Última modificação: Quarta-feira, 17 de julho de 2024

1. Descrição

O Serviço de Acesso Remoto do CEFET-MG é provido por meio de VPN (Virtual Private Network – Rede Privada Virtual). Com esse serviço, é possível acessar de forma segura recursos e serviços computacionais, acessíveis apenas dentro da Rede do CEFET-MG. A VPN permite apenas uma conexão por usuário, ou seja, não é possivel utilizar a VPN no computador/notebook e no smartphone simultaneamente.

2. Usuários diretos

Servidores (docentes e técnico-administrativos), estagiários e prestadores de serviço.

3. Benefícios

Uso de sistemas restritos à rede interna da instituição:

4. Pré-requisitos

  • Estação de trabalho (computador, notebook, smartphone) devidamente conectado à Internet;
  • Identificação Única do usuário com vínculo atualizado.

5. Como utilizar

Os manuais de configuração da VPN estão disponíveis para Linux, Windows, iOS e Android:

  • Windows (preferencialmente Windons 10, pois o Windons 7 não tem mais suporte técnico) download;
  • Ubuntu 20.04 a 22.04, Debian 10 e 11: download;
  • Android: download;
  • iPad e iPhone: download.
  • macOS: Baixar o FortiClient Legacy na App Store e configurar (Name: CEFET, Host: vpn.cefetmg.br, Port: 443, User: “CPF do usuário”).

6. Suporte técnico

A comunicação de incidentes ou requisições para o presente serviço deve ser feita por meio da Central de Serviços de TIC (http://cs.sgi.cefetmg.br). Após o acesso, no campo “Categoria de Serviço” procure a opção “Acesso Remoto”.

Apenas nos casos excepcionais nos quais o usuário não tenha as condições mínimas para acesso à Central de Serviços ou se o tipo de incidente/requisição não estiver listado nas opções, o ponto de contato secundário é o Núcleo de TIC da respectiva unidade.

7. Conteúdo técnico

Não se aplica.

8. Unidades em que o serviço está disponível

Todas as unidades da instituição.