Telecomunicação e Telefonia VoIP
Última modificação: Segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025
1. Descrição
Provê serviços de telefonia (VoIP, móvel e fixo) para os usuários da instituição. Antes de utilizar o VoIP o usuário deverá se conectar a VPN institucional.
2. Usuários diretos
Servidores (docentes e técnico-administrativos), estagiários e prestadores de serviço.
3. Benefícios
Uso contínuo dos serviços de telefonia para execução de suas atribuições dentro da instituição.
4. Pré-requisitos
4.1. Para telefonia Fixa:
- Disponibilidade de aparelho telefônico e ramal.
- Aparelho telefônico devidamente conectado ao ponto de rede e com configuração do ramal;
- Concessão de permissão individual de acesso externo para uso de telefonia (senha pessoal).
4.2. Para telefonia Móvel:
Autorização da Diretoria Geral.
4.3. Para telefonia VoIP:
- Disponibilidade de aparelho telefônico VoIP ou uso de softphone devidamente conectado à de rede de dados institucional e com configuração do ramal.
- Concessão de permissão individual de acesso para uso da telefonia VoIP (usuário e senha pessoal). Verificar se a unidade da instituição, o qual o ramal pertence, possui o serviço de telefonia VoIP. Em caso de dúvida, consultar o NTIC da sua unidade.
- Estar conectado a VPN institucional.
5. Como utilizar
5.1. Para telefonia Fixa:
- A utilização dos serviços de telefonia é possível após a instalação do aparelho e configuração do ramal. Esta atividade é realizada pela unidade organizacional Prefeitura na unidade sede e pelo Núcleo de TIC nas demais unidades, mediante disponibilidade de aparelhos e ramais na unidade.
- A instalação do aparelho permitirá ligações DDD Nacional e entre ramais. Caso sejam solicitadas permissões para ligações adicionais, essas deverão ser justificadas e analisadas de acordo com o alinhamento estratégico da instituição.
- A solicitação de instalação deve ser realizada por meio da Central de Serviços de TIC (http://cs.sgi.cefetmg.br), escolhendo no campo “Categoria de Serviço” a opção “Telecom” e escolhendo a ação “movimentar ramal telefônico comum (Instalar, remanejar, retirar, substituir aparelho)”.
A senha pessoal de acesso externo para uso de telefonia deve ser cadastrada na unidade organizacional Prefeitura na unidade sede e junto ao Núcleo de TIC nas demais unidades.
Para iniciar uma ligação externa, deve ser digitado o número “0”, logo após a senha de acesso e o número de destino, seguindo o padrão (0+DDD) + NÚMERO DE DESTINO sem o DDD. Ex: 055 3456-7788.
Para ligações a serem efetuadas para ramais internos não se faz necessário o uso da senha pessoal, nem digitar o número “0” antes de digitar o ramal.
5.2. Para telefonia Móvel:
A utilização deve ser realizada de acordo com o pacote de voz e dados previstos no contrato institucional.
5.3. Para telefonia VoIP:
- A solicitação de instalação deve ser realizada por meio da Central de Serviços de TIC (http://cs.sgi.cefetmg.br), escolhendo o tipo “Requisição” e no campo “Categoria de Serviço” a opção “Telecom”, e escolhendo a ação “Movimentar ramal telefônico VoIP (Instalar, remanejar, retirar, substituir aparelho)”.
- No caso de utilizar softphone, a solicitação para criação da conta VoIP, deve ser realizada por meio da Central de Serviços de TIC (http://cs.sgi.cefetmg.br), escolhendo o tipo “Requisição” e no campo “Categoria de Serviço” a opção “Telecom”, e escolhendo a ação “Criar conta VoIP)”. Após a criar da conta, seguir as configurações de acordo com os manuais:
a) Manual Zoiper para celular Android (download)
b) Manual Zoiper iOS para iPhone (download)
c) Manual MicroSIP para computador e notebook – Windows 10 (download)
- O serviço de telefonia VoIP está disponível externamente, ou seja, fora das dependências da instituição. Para utilizá-lo é necessário, além de uma conexão à Internet, permanecer conectado à VPN institucional (Rede Privada Virtual – Acesso Remoto). Ainda nesse contexto, é possível solicitar o mapeamento entre um ramal convencional (Campus I ou Contagem – serviço em expansão) e um ramal VoIP, por meio do qual o servidor, em trabalho remoto, utilizando o mesmo número de seu telefone/ramal institucional, recebe e efetua chamadas telefônicas pela Internet. Dessa forma, é mantida a formalidade do contato profissional e os servidores não necessitam usar seus telefones pessoais.
6. Suporte técnico
-
A comunicação de incidentes ou requisições para o presente serviço deve ser feita por meio da Central de Serviços de TIC (http://cs.sgi.cefetmg.br). Após o acesso, no campo “Categoria de Serviço” procure a opção “Telecom”.
Apenas nos casos excepcionais nos quais o usuário não tenha as condições mínimas para acesso à Central de Serviços ou se o tipo de incidente/requisição não estiver listado nas opções nela existentes, o ponto de contato secundário é a INFRA-TI/DTI na unidade sede e a Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) nas demais unidades.
7. Conteúdo técnico
Não se aplica.
8. Unidades em que o serviço está disponível
Todas as unidades da instituição, exceto a telefonia VoIP (em implantação – favor consultar).