Rede sem fio (Wi-Fi)
Última modificação: Segunda-feira, 28 de abril de 2025
1. Descrição
A rede sem fio, ou wireless, é uma extensão da rede de dados cabeada. Além dos recursos usuais de uma rede cabeada (navegação na Internet e compartilhamento de recursos), uma rede sem fio fornece importantes benefícios adicionais.
2. Usuários diretos
Servidores (docentes e técnico-administrativos), estagiários/bolsistas, prestadores de serviço e alunos.
3. Benefícios
- Conveniência: Permite ao usuário acessar seus recursos de rede a partir de qualquer localização dentro da área de cobertura;
- Mobilidade: O usuário não está mais preso à sua mesa, como em uma conexão com fios. Por exemplo, os usuários e seus colaboradores podem participar de reuniões em salas de conferências com seus equipamentos;
- Fácil configuração: O usuário não precisa de instalação de cabos, assim cada instalação pode ser rápida e com custo baixo;
- Expansível: A instituição pode facilmente expandir a rede sem fios com os equipamentos existentes, enquanto uma rede cabeada pode exigir cabos adicionais;
- Segurança: Avanços na tecnologia de redes fornecem proteções de segurança robustas;
- Custo: Como as redes sem fio eliminam ou reduzem custos de fiação, elas podem ter um custo menor que as redes cabeadas.
4. Pré-requisitos
- Identificação Única (IU);
- Estação de trabalho ou dispositivo móvel (computador, notebook, tablet ou smartphone) devidamente configurado;
- Vínculo atualizado de docente, técnico-administrativo, estagiário/bolsista, prestador de serviço ou aluno.
5. Suporte técnico
A comunicação de incidentes ou requisições para o presente serviço deve ser feita por meio da Central de Serviços de TIC (http://cs.sgi.cefetmg.br). Após o acesso, no campo “Categoria de Serviço” procure a opção “Rede sem fio”.
Apenas nos casos excepcionais nos quais o usuário não tenha as condições mínimas para acesso à Central de Serviços ou se o tipo de incidente/requisição não estiver listado nas opções, o ponto de contato secundário é a Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da respectiva unidade.
Consulte a página de perguntas frequentes para sanar eventuais dúvidas.
6. Como utilizar
O CEFET-MG disponibiliza 4 (quatro) redes sem fio para as seguintes finalidades:
- cefetmg: destinada a técnicos administrativos e professores;
- cefetmg_aluno: destinada a alunos;
- cefetmg_visita: destinado a eventos, e usuários visitantes que não possuem vínculo com o CEFET-MG ou não são de instituições usuárias da eduroam;
- eduroam: (education roaming) destinada a comunidade internacional de educação e pesquisa. Consulte o manual eduroam para mais detalhes.
Para acessar a rede sem fio, é necessário configurar adequadamente o seu dispositivo e utilizar a sua Identificação Única (IU).
>> A configuração básica para as redes cefetmg e cefetmg_aluno são:
Tipo: WPA2-ENTERPRISE
Método EAP: PEAP / EAP Protegido
Autenticação da Fase 2 (ou interna): MSCHAPv2
Certificado: Não validar
Identidade: CPF
Identidade anônima: vazio
Senha: senha da Identificação Única (IU)
Observações:
a) Caso no seu celular não apareça a opção Certificado: “Não validar“, configurar:
Certificado de CA: Usar certificados do sistema
Domínio: cefetmg.br
b) Caso apareça no seu celular a opção TLS, escolha a versão 1.2 .
ATENÇÃO: as telas e termos podem variar dependendo do sistema do dispositivo móvel. Consulte o item 7 “Conteúdo Técnico” para obter o manual da rede sem fio para mais detalhes.
>> Para uso da rede cefetmg_visita, o acesso inicial se dá por uma rede aberta, não exigindo configuração. Após a conexão, será necessário inserir o ticket na página de autenticação que se abrirá. Esse ticket, terá data de validade e será disponibilizado a partir de abertura de chamado na Central de Serviços de TI. O registro da solicitação deverá ser realizado antecipadamente por servidor do CEFET-MG responsável pelo evento, utilizando a Categoria “Requisição >> Rede de dados >> Habilitar uso temporário de rede WiFi para visitante“.
7. Conteúdo técnico
Para configurar o seu dispositivo móvel, consulte o manual da rede sem fio.
8. Unidades em que o serviço está disponível
Todas as unidades da instituição.