Correio Eletrônico (E-mail Institucional)
Última modificação: Quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025
1. Descrição
Serviço que provê a utilização de correio eletrônico (e-mail) institucional para comunidade de usuários da instituição. O serviço é habilitado a partir da criação da conta institucional (iu.cefetmg.br). Para acesso, será utilizado um nome de usuário (login) e uma senha, exclusivos.
2. Usuários diretos
Servidores (docentes e técnico-administrativos), estagiários, prestadores de serviço.
3. Benefícios
- Permite a troca de mensagens institucionais de forma segura;
- Armazena mensagens em ambiente seguro no centro de dados da instituição;
- Permite acesso ao catálogo de endereços eletrônicos da instituição;
- Possibilidade de utilização do serviço de impressão;
- Permite acesso às ferramentas de Calendário e de Lista de tarefas integrados à ferramenta de correio eletrônico.
4. Pré-requisitos
Ser servidor(docente, técnico-administrativo), estagiário ou prestador de serviço da instituição.
5. Como utilizar
A utilização do correio eletrônico pode ser feita diretamente pela internet a partir do acesso à ferramenta webmail disponível no link https://email.cefetmg.br. Se acessado de um dispositivo móvel como tablets ou smartphones, uma interface adequada para telas pequenas controlado por toque será apresentada.
Também é possível utilizar aplicativos gerenciadores de mensagens como Microsoft Outlook e Mozilla Thunderbird. Aplicativos semelhantes também podem ser usados em dispositivos móveis e estão disponíveis para instalação nas principais lojas de aplicativos. Nesses casos, o programa escolhido deve ser configurado de acordo com as informações do item 7 deste documento.
Gentileza acessar o manual do correio eletrônico para mais informações de como utilizar o serviço.
6. Suporte técnico
A comunicação de incidentes ou requisições para o presente serviço deve ser feita por meio da Central de Serviços de TIC (http://cs.sgi.cefetmg.br). Após o acesso, no campo “Categoria de Serviço” procure a opção “Correio Eletrônico”.
Apenas nos casos excepcionais nos quais o usuário não tenha as condições mínimas para acesso à Central de Serviços ou se o tipo de incidente/requisição não estiver listado nas opções, o ponto de contato secundário é a Coordenação de TIC da respectiva unidade.
7. Conteúdo técnico e configurações
Para informações sobre os assuntos abaixo, gentileza acessar esta página.
- Configurações POP/IMAP e SMTP;
- Associação do endereço de e-mail antigo no novo e-mail da conta de identificação única;
- Cópia das mensagens da caixa postal do e-mail antigo para a caixa postal do novo e-mail;
- Contas de e-mail funcional (contas de setor);
- Grupos de discussão e listas de distribuição (envio em massa de e-mails);
- Dúvidas frequentes (perguntas e respostas).
8. Unidades em que o serviço está disponível
Todas as unidades da instituição.