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CEFET-MG

Correio Eletrônico – Conteúdo técnico

Última modificação: Quarta-feira, 18 de agosto de 2021

1. Funcionalidades

Correio:

  • Filtros customizáveis:
    Os Filtros permitem classificar as mensagens em pastas, de acordo com critérios como destinatário, assunto, palavra-chave, etc;
  • Gerenciamento por pastas:
    Na barra lateral, à esquerda, estão localizadas as pastas básicas, como Entrada, Enviado, Lixeira, etc;
  • Resposta automática de e-mails (Opção para férias ou ausência):
    Quando se habilita esta opção, ocorre a respostas aos e-mails automaticamente com uma mensagem informativa;
  • Lista negra:
    Quando se habilita esta opção, mensagens de endereços específicos podem ser excluidas, marcadas ou movidas para pasta específicada;
  • Encaminhamento automático:
    Quando se habilita esta opção, ocorre o encaminhamento dos e-mails automaticamente com uma mensagem informativa;
  • Utilização de contas remotas:
    A funcionalidade de Contas Remotas permite que o novo sistema de e-mail do CEFET-MG seja usado para visualizar mensagens das contas do sistema antigo (email@adm.cefetmg.br, por exemplo).

Calendário:

  • Gerenciamento de eventos:
    Permite registrar eventos e compartilhar com outros (agenda compartilhada);

Contatos:

  • catálogo de contatos pessoais:
    Permite cadastrar e localizar contatos de usuários pessoais;
  • catálogo de contatos do CEFET-MG:
    Permite localizar contatos de outros usuários do CEFET-MG;

Tarefas:

  • Gerenciamento de tarefas com alarme;
  • Escrever anotações.

Gentileza acessar o manual do correio eletrônico para maiores informações.

2. Configuração de cliente IMAP/POP e SMTP

As configurações necessárias para o uso do correio eletrônico do CEFET-MG em aplicativos clientes são dos protocolos de recebimento (POP ou IMAP) e envio (SMTP). Detalhes das configurações podem ser encontradas no “Manual de configuração POP, IMAP e SMTP”.

3. Associação do endereço de e-mail antigo no novo e-mail da conta de Identificação Única

Pré-requisito: Cadastro institucional através do sistema de identificação única do CEFET-MG – https://iu.cefetmg.br; No IU, na guia “Contas de E-mail”, adicionar a conta de e-mail institucional antiga.

Com esta associação o usuário não usará mais o antigo serviço de e-mail (https://webmail.cefetmg.br) e sim o novo (https://email.cefetmg.br). Desta forma, todos os novos e-mails encaminhados para o antigo endereço de e-mail do usuário irão para o novo endereço vinculado ao sistema de Identificação Única.

4. Importação de mensagens de contas pessoais do sistema de e-mail antigo para contas pessoais atuais

Pré-requisito: Ter associado o endereço de e-mail antigo no novo e-mail da conta de identificação única. A partir da conta nova de e-mail (https://email.cefetmg.br), clique sobre a sua conta no menu “Contas remotas” e digite a senha da conta antiga. Em seguida localize e selecione as mensagens que deseja mover. Depois clique e arraste as mensagens para a pasta da conta de setor nova.

Uma dica importante é criar, dentro da conta de setor nova, uma pasta para receber as mensagens da conta antiga. Isso facilitará a localização das mensagens migradas. Você poderá criar quantas pastas desejar. Após criar a pasta, certifique-se de que ela está visível no momento de arrastar e soltar. Se, por engano, soltar as mensagens sobre a pasta errada, você poderá repetir o procedimento selecionando e arrastando as mensagens para a pasta correta.

5. Contas de e-mail funcional (contas de setor)

Pré-requisito: Os membros do setor precisam ter conta no sistema de identificação única do CEFET-MG (https://iu.cefetmg.br). As contas de setor disponibilizadas no novo serviço de correio eletrônico institucional utilizam o recurso de “caixa postal compartilhada”. O chefe do setor, por meio de um registro na Central de Serviços de TI (http://cs.sgi.cefetmg.br), solicita a criação do endereço “nomedosetor@cefetmg.br” na categoria “Correio Eletrônico > Gerenciar conta de e-mail funcional” e indica os membros da equipe que podem acessar a caixa postal compartilhada. As mensagens recebidas pelo endereço do setor permanecem armazenadas em uma caixa postal onde todos os membros autorizados podem ler, marcar com etiquetas e apagar. Atenção: por ser uma caixa postal compartilhada, as operações realizadas por um membro refletem para todos, inclusive a exclusão de mensagens. Ao enviar uma mensagem a partir do Webmail (https://email.cefetmg.br) é possível selecionar a identidade do remente correspondente ao e-mail do setor.

6. Importação de mensagens de contas setoriais do sistema de e-mail antigo para contas setoriais atuais

O sistema de gestão da Identidade Única permite associar contas pessoais do sistema de e-mail antigo (em desativação) a conta pessoal do usuário. O procedimento está descrito no item 3 desse manual.

Para contas setoriais do e-mail antigo, o procedimento é um pouco diferente. Primeiramente é necessário solicitar a criação da conta de setor, conforme o item 5, logo acima. Indique nas informações adicionais a existência de uma conta setorial no e-mail antigo que deseja associar à conta nova a ser criada. Após a criação da nova conta, será configurado o redirecionamento das mensagens: qualquer e-mail enviado para a conta antiga será automaticamente entregue na conta setorial nova.

No entanto, as mensagens enviadas à conta antiga antes da configuração do redirecionamento, continuarão armazenadas lá e precisarão ser copiadas manualmente. Para acessar as mensagens e fazer a cópoa, você pode seguir o seguinte passo a passo:

a. Acesse sua conta de e-mail em https://email.cefetmg.br
b. Clique sobre o ícone da engrenagem na barra superior
c. Acesse o menu Preferências > Correio
d. Na coluna geral “Geral”, clique sobre “Contas Remotas”
e. Na tela que abrir, clique em “Adicionar Conta”
f. Clique em “Configuração avançada” e, em seguida, preencha os campos:
* Etiqueta: um nome descritivo
* Usar conexão segura?: selecione “Obrigatório”
* Tipo: IMAP
* Servidor: imap.dri.cefetmg.br
* Nome do usuário: o e-mail da conta setorial no serviço de e-mail antigo
* Porta: 993

g. Clique em “Gravar”

Na lista de pastas aparecerá um item abaixo de “Contas Remotas” com o nome descritivo informado. Clique sobre ele e digite a senha. Após clicar em “OK”, a árvore de pastas do e-mail antigo será mostrada. As mensagens poderão ser visualizadas e movidas para a conta de setor nova utilizando o recurso de “arrastar e solta”.

O procedimento básico é o seguinte: após acessar a conta antiga, localize e selecione as mensagens que deseja mover. Em seguida, clique e arraste as mensagens para a pasta da conta de setor nova.

Uma dica importante é criar, dentro da conta de setor nova, uma pasta para receber as mensagens da conta antiga. Isso facilitará a localização das mensagens migradas. Você poderá criar quantas pastas desejar. Após criar a pasta, certifique-se de que ela está visível no momento de arrastar e soltar. Se, por engano, soltar as mensagens sobre a pasta errada, você poderá repetir o procedimento selecionando e arrastando as mensagens para a pasta correta.

Note que o procedimento de migração de mensagens em si é o mesmo a ser executado no caso de migração de mensagens entre contas pessoais. A principal diferença é que, no caso das contas pessoais, é necessário configurar manualmente o acesso às mensagens da conta setorial no e-mail antigo, enquanto que no caso das contas pessoais, essa configuração é realizada automaticamente pelo sistema de gestão da Identificação Única.

7. Grupos de discussão e listas de distribuição

O serviço de correio eletrônico institucional destina-se ao envio de mensagens entre seus usuários e também à comunidade externa e obedece limites de destinatários simultâneos (endereços em cópia) a fim de coibir o uso inadequado do serviço. O limite atual é de até 30 destinatários por envio, além de análises automáticas de frequência de cópias por minuto e hora. Na hipótese dos limites não serem observados e extrapolados pelo usuário, o envio a partir do endereço de e-mail poderá, por segurança, ser automaticamente bloqueado por um determinado período de tempo.

Caso necessite de manter comunicação frequente com um conjunto de destinatários ou distribuir mensagens em massa a eles, o serviço mais adequado e preparado para essa finalidade é o Grupos de e-mails. Acesse a página do serviço para mais informações.

8. Dúvidas frequentes

Acesse as dúvidas clicando aqui.