MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Comunicado sobre mudanças previstas para gravações de reuniões no Teams

Quinta-feira, 26 de agosto de 2021
Última modificação: Quinta-feira, 26 de agosto de 2021


A DTI informa que a Microsoft tem realizado atualizações frequentes no Teams, plataforma atualmente utilizada na instituição no contexto das aulas síncronas. Em comunicados recentes, fomos informados sobre um plano de mudanças específico para o armazenamento das gravações das reuniões/aulas. Segundo a empresa, as modificações serão implementadas de forma gradual durante os próximos meses. Portanto, solicitamos atenção às principais mudanças relacionadas abaixo.

  • As gravações das reuniões/aulas, que eram armazenadas na nuvem da Microsoft, passarão a ser depositadas no OneDrive (pasta do professor na nuvem) ou Sharepoint (espaço da equipe/turma/canal), ficando submetidas à quota disponível do professor ou do canal, respectivamente;
  • As gravações nestes novos locais terão expiração de 30 dias, sendo removidas automaticamente pela plataforma após esse período, a menos que o usuário as copie para outro local;
  • Na hipótese de não ser possível armazenar a gravação nos locais acima, seja por motivo de esgotamento de espaço ou outros problemas, a Microsoft armazenará o vídeo na nuvem por 21 dias, sem disponibilizar gerência sobre.

Importante ressaltar que, conforme divulgado pela Microsoft, as mudanças não alteram a forma de exibição da notificação do vídeo gravado, que continuará sendo mostrada no bate papo da reunião para todos os membros.

No caso de dúvidas operacionais de uso, orientamos contatar a Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da sua unidade.

OneDrive

O serviço OneDrive for Business é um recurso de armazenamento pessoal em nuvem disponibilizado pela Microsoft a partir da plataforma Office 365 da instituição e que tem limite de 1TB por usuário. Esse serviço pode ser acessado pelo menu de aplicativos da plataforma da Microsoft. As gravações das reuniões/aulas iniciadas fora de uma turma/equipe/canal serão, após atualização futura, armazenadas na pasta “Gravações ou Recordings” localizada na raiz do espaço do usuário.

Sharepoint

As equipes/turmas/canais criados no Teams utilizam o serviço Sharepoint para armazenar documentos postados nesses espaços. Esses documentos são acessíveis no menu “Arquivos” dentro de uma equipe/turma/canal ou diretamente pelo Sharepoint no menu de aplicativos da plataforma da Microsoft. As gravações das reuniões/aulas iniciadas a partir de uma equipe/turma/canal serão, após atualização futura, armazenadas na pasta “Documentos/General/Gravações ou Recordings”.