Acesso Remoto
Última modificação: Quarta-feira, 20 de maio de 2020
1. Descrição
O Serviço de Acesso Remoto do CEFET-MG é provido por meio de VPN (Virtual Private Network – Rede Privada Virtual). Com esse serviço, é possível acessar de forma segura recursos e serviços computacionais, acessíveis apenas dentro da Rede do CEFET-MG.
2. Usuários diretos
Servidores (docentes e técnico-administrativos), estagiários e prestadores de serviço.
3. Benefícios
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Uso de sistemas restritos à rede interna da instituição:
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Acesso à pasta Z (download do manual);
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Grupos de e-mail (https://grupos.cefetmg.br/);
- Acesso ao terminal remoto (download do manual);
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Edição de páginas institucionais (instruções)
- Telefonia VoIP para servidores em trabalho remoto (instruções)
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Administração de questionários (instruções);
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Comunicação protegida por criptografia.
4. Pré-requisitos
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Estação de trabalho (computador, notebook, smartphone) devidamente conectado à Internet;
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Estação de trabalho (computador, notebook, smartphone) devidamente configurado para acesso remoto (item 5);
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Identificação Única do usuário com vínculo atualizado.
5. Como utilizar
Os manuais de configuração estão disponíveis para Linux, Windows10, iPhone e Android.
- Windows 10: download;
- Windows 7: download;
- Linux – Ubuntu 18.04, 16.04 e Debian 9: download;
- Linux – Manual Alternativo: download;
- Android: download;
- iPhone: download.
6. Suporte técnico
A comunicação de incidentes ou requisições para o presente serviço deve ser feita por meio da Central de Serviços de TIC (http://cs.sgi.cefetmg.br). Após o acesso, no campo “Categoria de Serviço” procure a opção “Acesso Remoto”.
Apenas nos casos excepcionais nos quais o usuário não tenha as condições mínimas para acesso à Central de Serviços ou se o tipo de incidente/requisição não estiver listado nas opções, o ponto de contato secundário é o Núcleo de TIC da respectiva unidade.
7. Conteúdo técnico
Não se aplica.
8. Unidades em que o serviço está disponível
Todas as unidades da instituição.