Correio Eletrônico (E-mail Institucional) – Conteúdo técnico
Última modificação: Quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025
1. Funcionalidades
Correio:
- Filtros customizáveis:
Os Filtros permitem classificar as mensagens em pastas, de acordo com critérios como destinatário, assunto, palavra-chave, etc; - Gerenciamento por pastas:
Na barra lateral, à esquerda, estão localizadas as pastas básicas, como Entrada, Enviado, Lixeira, etc; - Resposta automática de e-mails (Opção para férias ou ausência):
Quando se habilita esta opção, ocorre a respostas aos e-mails automaticamente com uma mensagem informativa; - Lista de rejeição automática de mensagens:
Quando se habilita esta opção, mensagens de endereços específicos podem ser excluídas, marcadas ou movidas para pasta especificada; - Encaminhamento automático:
Quando se habilita esta opção, ocorre o encaminhamento dos e-mails automaticamente com uma mensagem informativa; - Utilização de contas remotas:
A funcionalidade de Contas Remotas permite que o novo sistema de e-mail do CEFET-MG seja usado para visualizar mensagens de contas de outros sistemas de e-mail, como Gmail, Outlook, Yahoo, etc.
Calendário:
- Gerenciamento de eventos:
Permite registrar eventos e compartilhar com outros (agenda compartilhada);
Contatos:
- Catálogo de contatos pessoais:
Permite cadastrar e localizar contatos de usuários pessoais; - Catálogo de contatos do CEFET-MG:
Permite localizar contatos de outros usuários do CEFET-MG;
Tarefas:
- Gerenciamento de tarefas com alarme;
- Escrever anotações.
Gentileza acessar o manual do correio eletrônico para mais informações.
2. Configuração de cliente IMAP/POP e SMTP
As configurações necessárias para o uso do correio eletrônico do CEFET-MG em aplicativos clientes são dos protocolos de recebimento (POP ou IMAP) e envio (SMTP). Detalhes das configurações podem ser encontradas no “Manual de configuração POP, IMAP e SMTP”.
3. Contas de e-mail funcional (contas de setor)
Pré-requisito: Os membros do setor precisam ter conta no sistema de identificação única do CEFET-MG (https://iu.cefetmg.br). As contas de setor disponibilizadas no novo serviço de correio eletrônico institucional utilizam o recurso de “caixa postal compartilhada”. O chefe do setor, por meio de um registro na Central de Serviços de TI (http://cs.sgi.cefetmg.br), solicita a criação do endereço “nomedosetor@cefetmg.br” na categoria “Correio Eletrônico > Gerenciar conta de e-mail funcional” e indica os membros da equipe que podem acessar a caixa postal compartilhada. As mensagens recebidas pelo endereço do setor permanecem armazenadas em uma caixa postal onde todos os membros autorizados podem ler, marcar com etiquetas e apagar. Atenção: por ser uma caixa postal compartilhada, as operações realizadas por um membro refletem para todos, inclusive a exclusão de mensagens. Ao enviar uma mensagem a partir do webmail (https://email.cefetmg.br) é possível selecionar a identidade do remente correspondente ao e-mail do setor.
4. Grupos de discussão e listas de distribuição
O serviço de correio eletrônico institucional destina-se ao envio de mensagens entre seus usuários e também à comunidade externa e obedece limites de destinatários simultâneos (endereços em cópia) a fim de coibir o uso inadequado do serviço. O limite atual é de até 30 destinatários por envio, além de análises automáticas de frequência de cópias por minuto e hora. Na hipótese dos limites não serem observados e extrapolados pelo usuário, o envio a partir do endereço de e-mail poderá, por segurança, ser automaticamente bloqueado por um determinado período de tempo.
Caso necessite de manter comunicação frequente com um conjunto de destinatários ou distribuir mensagens em massa a eles, o serviço mais adequado e preparado para essa finalidade é o Grupos de e-mails. Acesse a página do serviço para mais informações.
5. Dúvidas frequentes
Acesse as dúvidas clicando aqui.