Sistemas Institucionais: Administrativo / Sinapse
Última modificação: Segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025
1. Descrição
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O Sistema Integrado de Administração de Processos e Serviços (SINAPSE) é uma ferramenta que provê suporte a funcionalidades de diversos setores administrativos.
É composto dos seguintes módulos:
- SINAPSE – Credenciais: Gerencia todo o processo de emissão de cartões de identificação. Permite o registro das solicitações de cartões de identificação, a geração de lotes para fabricação e o controle de empréstimo de cartões provisórios;
- SINAPSE – Créditos: Controla créditos de refeição de modo integrado com o módulo de credenciais. Permite a inserção e transferência de créditos e dá suporte na geração de GRU para prestação de contas;
- SINAPSE – Refeitório: Controla refeições servidas nos restaurantes estudantis. Permite o pagamento através dos créditos dos cartões de identificação, o cadastro de isentos e dá suporte na geração de GRU para prestação de contas;
- SINAPSE – GRU: Auxilia na geração de Guias de Recolhimento da União (GRU), deixando transparente a emissão de GRU-Simples e de GRU-Cobrança. Efetua o controle das GRUs pagas e a exportação da receita arrecadada para o módulo Orçamentário;
2. Usuários diretos
- Servidores (docentes e técnico-administrativos), estagiários, prestadores de serviço.
3. Benefícios
- Proporciona suporte e melhoria nos processos internos da instituição.
- Promove a integração entre as diversas fontes de informação (sistemas), tais como: Sistema Acadêmico, SIGEPE, Sistema de Bibliotecas e Sistema de Controle de Acesso (catracas).
4. Pré-requisitos
- Estação de trabalho (computador / notebook) devidamente conectado à internet.
- Software para navegação na internet (Browser) instalado (preferencialmente, o Mozilla Firefox).
- Conta institucional do usuário com vínculo atualizado.
- O Sinapse está disponível externamente, ou seja, fora das dependências da instituição, somente conectado à VPN institucional (Rede Privada Virtual – Acesso Remoto).
5. Como utilizar
- O usuário deve acessar a plataforma Sinapse pelo endereço “http://sinapse.cefetmg.br/“, utilizando o CPF e senha institucional (Identificação Única).
- As permissões básicas do Sinapse dão acesso às seguintes funcionalidades/módulos listadas a seguir por grupo de pessoas:
Alunos: SINAPSE – Créditos (visualização de saldo para refeição);
Servidores técnico-administrativos: SINAPSE – Créditos (visualização de saldo para refeição);
Estagiários: SINAPSE – Créditos (visualização de saldo para refeição);
Prestadores de serviços: SINAPSE – Créditos (visualização de saldo para refeição).
- Estão disponíveis para servidores (docentes e técnico-administrativos), estagiários e prestadores de serviço funcionalidades adicionais, desde que o mesmo já possua acesso às permissões básicas, as quais são habilitadas após o primeiro acesso na plataforma Sinapse, conforme instruções contidas na página inicial do sistema.
- Já a liberação de acesso a novos módulos ou a habilitação de funcionalidades mais avançadas em um módulo previamente autorizado deve ser solicitada por meio da Central de Serviços (http://cs.sgi.cefetmg.br). Após o acesso, no campo “Categoria de Serviço” procure a opção “Sistemas Institucionais (Administrativo/Sinapse) > Gerenciar conta/perfil de acesso”.
6. Suporte técnico
A comunicação de incidentes ou requisições para o presente serviço deve ser feita por meio da Central de Serviços de TIC (http://cs.sgi.cefetmg.br). Após o acesso, no campo “Categoria de Serviço” procure a opção “Sistemas Institucionais (Administrativo/Sinapse)”.
Apenas nos casos excepcionais nos quais o usuário não tenha as condições mínimas para acesso à Central de Serviços ou se o tipo de incidente/requisição não estiver listado nas opções, o ponto de contato secundário é a Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da respectiva unidade.
7. Conteúdo técnico
- Não se aplica.
8. Unidades em que o serviço está disponível
- Todos os módulos da plataforma Sinapse estão disponíveis para uso em todas as unidades da instituição.