Conta Institucional
Última modificação: Terça-feira, 27 de novembro de 2018
1. Descrição
A conta institucional é a credencial essencial para usufruir dos serviços digitais da instituição. Esta conta consiste de um nome de usuário (login) e uma senha, exclusivos.Para servidores (docentes e técnico-administrativos), estagiários e prestadores de serviços, a criação desta conta habilita o acesso a um pacote básico de serviços: Correio Eletrônico, Central de Serviços, Moodle Institucional, Lista de Discussão e Serviço de Impressão.Para alunos, a criação desta conta permitirá aos mesmos o acesso a diversos serviços de informação: Sistema Acadêmico, Sistema de Biblioteca (Empréstimo de livros), Moodle Institucional e Rede Wireless.Para servidores docentes, a existência da conta unificada habilita acesso à plataforma SINAPSE (Sistema Integrado de Administração de Processos e Serviços) para uso do módulo de Guichê Eletrônico, o qual oferece recursos para a submissão de projetos de pesquisa e extensão.Essa conta também habilita, para todos os usuários, a consulta de créditos pessoais para uso do refeitório.
2. Usuários diretos
Servidores (docentes e técnico-administrativos), estagiários, prestadores de serviço e alunos.
3. Benefícios
3.1. Para servidores, estagiários e prestadores de serviço:
-
Permissão de acesso ao e-mail institucional (http://webmail.cefetmg.br);
- Possibilidade de acesso à Central de Serviços (http://cs.sgi.cefetmg.br);
- Possibilidade de acesso ao Moodle Institucional (http://moodle.cefetmg.br);
- Possibilidade de uso de lista de discussão (http://listas.cefetmg.br);
-
Possibilidade de uso do serviço de impressão;
-
Possibilidade de acesso à rede wireless, a partir de dispositivos móveis.
3.2. Para discentes:
-
Possibilidade de acesso ao Sistema Acadêmico (https://www.acad.cefetmg.br);
- Possibilidade de acesso ao Sistema de Biblioteca (https://biblioteca.cefetmg.br);
- Possibilidade de acesso ao Moodle Institucional (http://moodle.cefetmg.br);
-
Possibilidade de acesso à rede wireless, a partir de dispositivos móveis.
4. Pré-requisitos
Ser servidor, estagiário, prestador de serviço da instituição ou aluno regularmente matriculado.
5. Como utilizar
O cadastro da conta unificada é disponibilizado de formas distintas para as categorias servidores/estagiários/prestadores de serviço e para a categoria discente, conforme especificado a seguir:
5.1. Para servidores, estagiários e prestadores de serviço:
Preferencialmente, a criação de conta institucional deve ser solicitada pela chefia imediata à qual o usuário está subordinado, via Central de Serviços de TIC (http://cs.sgi.cefetmg.br). Caso a solicitação seja feita por terceiros, será submetida à validação da chefia imediata.
- Os seguintes dados do usuário deverão ser fornecidos nesta ocasião:
-
Nome completo;
-
Telefone(s) de contato;
- CPF;
- Tipo de vínculo (ex. Docente, Técnico-Administrativo, Estagiário ou Terceirizado);
- UORG de exercício;
- Chefe imediato;
-
E-mail para contato;
- Sugestão de nome para a conta (palavra antes do @ que aparecerá no e-mail).
A alteração da senha da conta institucional pode ser realizada na plataforma SINAPSE (https://www.sinapse.cefetmg.br) , usando a senha atual. Após autenticação, selecionar “Alterar senha” e seguir as instruções informadas em tela.
Caso ocorra o esquecimento da senha, procurar o Núcleo de TIC da respectiva unidade para efetuar a sua recuperação.
5.2. Para discentes:
A criação da conta unificada para discentes é realizada por meio de autocadastramento na plataforma SINAPSE (Sistema Integrado de Administração de Processos e Serviços). Para tanto, deve-se acessar o menu “Aluno”, opção “Conta Unificada” no site principal da instituição. Ao final dos procedimentos previstos nesse autocadastramento, será habilitada uma conta para o aluno cujo login será seu número de matrícula acadêmica e cuja senha será definida pelo aluno durante o processo.Para realizar o autocadastro os alunos deverão estar regularmente matriculados e com os dados pessoais (nome, CPF, data de nascimento, nome da mãe) atualizados no Sistema Acadêmico.A alteração da senha da conta institucional pode ser realizada na plataforma SINAPSE (https://www.sinapse.cefetmg.br) , usando a senha atual. Após autenticação, selecione “alterar senha” e seguir as instruções informadas em tela. Caso ocorra o esquecimento da senha, deve-se acessar a plataforma SINAPSE (https://www.sinapse.cefetmg.br), procurar a opção que permite solucionar esse problema e seguir as instruções em tela para recuperação da senha.
6. Suporte técnico
6.1. Para servidores, estagiários e prestadores de serviço:
A comunicação de incidentes ou requisições para o presente serviço deve ser feita por meio da Central de Serviços de TIC (http://cs.sgi.cefetmg.br). Após o acesso, no campo “Categoria de Serviço” procure a opção “Conta Institucional”.Apenas nos casos excepcionais nos quais o usuário não tenha as condições mínimas para acesso à Central de Serviços ou se o tipo de incidente/requisição não estiver listado nas opções nela existentes, o ponto de contato secundário é o Núcleo de TIC da respectiva unidade.
6.2. Para discentes:
Se durante o processo de criação ou de recuperação de senha da conta unificada, o sistema SINAPSE informar algum erro ou se verificar a necessidade de atualização dos dados pessoais, deve-se procurar a Secretaria de Registro e Controle Acadêmico (SRA) da unidade em que o aluno está matriculado.No caso de erro informado pelo sistema, a SRA analisará o caso e, sendo pertinente, irá reportá-lo à área de TI, via Central de Serviços de TIC (http://cs.sgi.cefetmg.br).
7. Conteúdo técnico
Não se aplica.
8. Unidades em que o serviço está disponível
Todas as unidades da instituição.